Sejam bem vindos ao meu blog!

Olhem, leiam, assistam e deixem seus comentários e suas sugestões ok?

02/08/2010

Ética




A declaração Universal dos Direitos Humanos feita pela ONU (Organização das Nações Unidas - 1948) é uma demonstração do quanto a ética é necessária e importante. Mas a ética não basta como teoria nem como princípios geral entre os países e, ainda, não basta estar na Constituição. O que é preciso é que cada cidadão e cidadã pratiquem-a no dia – a – dia.


A ética é um conjunto de princípios voltados para as ações. Ela serve para ajudar o indivíduo a ser cada vez mais humano.


A ética se move historicamente. Por exemplo: a escravidão já foi considerada “natural”. O tipo de desenvolvimento no Brasil tem gerado situações contrárias à Ética: desigualdades, que trazem como conseqüências: injustiças, rompimento de solidariedade, extinção de direitos e vida indigna para muitos.


A falta de ética prejudica mais quem tem menos poder. Ou seja, os mais pobres, os excluídos. Prejudica também o doente, que compra remédios caros e até falsos; a mulher, o idoso, o negro, o índio, que são recusados no mercado de trabalho ou nas oportunidades culturais; prejudica a vida social das pessoas com necessidades especiais (físicas ou mentais); prejudica os que fazem opção de vida diferente do comum.


Mas a ética não exclui as pessoas; pelo contrário, ela inclui, porque tolera e é solidária. A atitude ética valoriza e reforça a pluralidade e a diversidade, porque plural e diversa é a condição humana. A falta de ética gera um estado de guerra e divisão pela exclusão.


Não há como negar que é na política que a falta de ética é mais destruidora, pois “o político” deve ser um exemplo para a sociedade [...]. A política é o ponto de equilíbrio de uma nação”.


No Brasil, por exemplo, a multiplicação de escândalos políticos é muito grave. Porém, mais grave ainda é achar que isso é uma coisa banal, natural ....A ética é um comportamento social. Ninguém é ético no vácuo ou na teoria. Quem vive numa economia sem ética, num governo antiético e numa sociedade amoral só poderá praticar sua ética em casa.


Mas é ético todos nós exercitarmos nossa cidadania, lutando pela justiça e pela ordem em nossa Pátria Planetária.


Inspirado no texto do site do Centro de Estudos e Pesquisas de

Adminsitração Municipal – Cepam: www.cepam.sp.gov.br.

Nenhum comentário: